domingo, 13 de julho de 2008

Os Altas Quintas

Uma vez provados os Altas Quintas Crescendo, que deram muito boa conta de si, é chegada a vez de provar a gama alta da casa. O Altas Quintas Reserva 2005, Altas Quintas Colheita 2005 e a novidade, Altas Quintas Mensagem de Aragonês 2005.


Altas Quintas Reserva 2005
Produtor - Altas Quintas
Região - Alentejo
Grau - 14,5% vol
Preço - Desde 26€
O topo da casa foi feito a partir das castas Trincadeira, Aragonêz e Alicante Bouschet, de vinhas que se encontram a cerca de 600m de altitude, na serra de São Mamede, Região de Portalegre. Estagiou por 16 meses em barricas novas de carvalho francês e americano e após um estagio em garrafa foi lançado no mercado.
Cor rubi de boa concentração.
Inicialmente muito fechado. Parei a prova, decantei o vinho e esperei cerca de uma hora, sempre estando de olho nele. Evoluiu muito, mesmo muito. De repente apresentava um aroma cheio de intensidade, com notas de especiaria, compotas, pão, capuccino, refrescante vegetal e muito mineral. Barrica muito bem integrada no conjunto aromático.
Boca de porte, muito equilibrada com taninos de muita classe mas ainda muito jovens. Nesta parte da prova, muitas sugestões compotadas e especiadas se colaram numa acidez fantástica. Terminou muito longo e cheio de sabor.
Grande, mas grande, vinho este, que tem de tudo. Intensidade, sabor, equilíbrio e uma margem de progressão enorme. São vinhos como este que puxam por nós. A não perder sobre qualquer pretexto. Para já, decante-o com alguma antecedência para poder apreciar-se totalmente.
Nota 18


Altas Quintas Mensagem de Aragonês 2005
Produtor - Altas Quintas
Região - Alentejo
Grau - 14,5% vol
Preço - Desde 22€
Esta é a novidade que este produtor reservou para nós. A Mensagem que os quer fazer passar é a de todos os anos, sempre que possível, mostrar a casta que melhor se deu durante o ano. Consideremos pois estes vinhos, como uma vertente didáctica.
Este ano o Mensagem é feito da casta Aragonês, que estagiou em barricas novas de carvalho francês.
Cor rubi de boa concentração.
Nariz de grande intensidade, onde as sugestões iniciam-se por notas muito minerais e balsâmicas, a que se juntam sugestões de fruto silvestre, algumas notas tostadas.
Muito bem na prova de boca, a mostrar-se um vinho com frescura, taninos dóceis, redondos mas bem presentes. Final muito gostoso e persistente com notas de fruto e de alguma tosta.
Uma mensagem muito bem transmitida, com o vinho a mostrar a dualidade da casta com o local de onde provêm. Interessante na sua vertente mineral e balsâmica que se associam a uma pureza de fruto. Belo vinho. Destes Mensagem, que venham mais.
Nota 17

0 comentários:

Blogues Recomendados

  • Vale da Mata branco 2020 - O Vale da Mata tem nova imagem, menos sóbria e capaz de prender o olhar. Criado nas vinhas situadas nas encostas da Serra de Aire. A qualidade essa conti...
  • MOREISH CAPSULA VERDE - Projecto pessoal de Luís Lopes. Enólogo que trabalhou na Quinta da Pellada e que colabora com António Madeira, no Dão, nos arrabaldes da Serra da Estrela...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP