quinta-feira, 17 de julho de 2008

Brites Aguiar e 2PR apresentam novidades

Foi no passado dia 10 de Julho que o produtor de vinhos, Brites Aguiar apresentou a nova colheita do seu vinho homónimo, Brites Aguiar 2006.
Ainda neste evento, foi também apresentada uma novidade e surpresa, pela equipa 2PR, que aliás também é responsável técnica pelos vinhos Brites Aguiar.
A apresentação teve lugar no Gemelli, que elaborou um menu de acordo com os vinhos que iriam ser provados.


A Casa Brites Aguiar é uma empresa familiar, composta por 3 irmãos, Lucia, Paulo e Tomy. Localizada no Cima Corgo, no Douro, esta empresa possui 45ha de vinha, com cota entre os 230 e 450m, dos quais resultam os vinhos Bafarela e Brites de Aguiar.
Pode encontrar mais Informações em www.britesaguiar.com
O vinho Brites Aguiar é o vinho mais emblemático da empresa, e o também o que foi apresentado, na sua versão de 2006:

Brites Aguiar 2006
Produtor - Brites Aguiar
Região - Douro
Grau - 15% vol
Preço - Recomendado 28€
Feito a partir das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, este vinho estagiou por 18 meses em barricas novas, de 500l, de carvalho francês.
Muito concentrado na cor.
A sugestão de um vinho com aromas algo concentrados, algo maduros, é óbvia e como tal, apresentam-se aromas de fruto muito maduro, chocolate, caramelo a que se associam algumas notas florais e de barrica.
Na boca, muito mineral. Contrariamente ao que pressupunha a prova de nariz, este vinho apresenta rasgos de frescura e esconde bem todo o seu volume alcoólico. Os seus taninos são dóceis, maduros mas estão presentes. Termina com boa persistência com subtil ligeiro amargor.
Tive a oportunidade de dizer que gostei muito deste vinho. Tem personalidade, tem taninos muito agradáveis. Penso que no patamar de preço onde se situa, a originalidade seria muito mas premiada, ainda assim considero-o como muito bom vinho.
Nota 16



A 2PR (Duplo PR) é uma empresa de consultoria enológica que desenvolve todo o seu trabalho na Região do Douro. Neste momento lideram projectos como Brites Aguiar, Bajancas, Quita do Soque e ainda têm tempo para fazer vinhos por sua conta e risco.
Os mentores desta empresa são Pedro Sequeira e António Rosas, que alem de partilharem amizade, partilham da paixão pelo vinho.
A apresentação de um vinho branco muito especial, trouxe-nos neste dia ao Gemelli, uma vez que este vinho é obra deste trio de amigos.
O Vinho, 2PR Vinho Branco Unfiltered Gemelli, é nada mais nada menos que um encontro de amigos e resultou de um desafio lançado por Augusto Gemelli, aos 2PR, para a execução de um branco que não sofresse qualquer filtração nem estabilização. A ideia parece de loucos, e inclusive quando o Pedro Sequeira me disse o que seria apresentado, olhei para ele com algum cepticismo.


2PR Vinho Branco Unfiltered Gemelli 2007
Produtor - 2PR e Augusto Gemelli
Região - Vinho de Mesa
Grau - 12% vol
Preço - Apenas à venda na Galeria Gemelli
Feito a partir das castas Rabigato, Códega do Larinho e Gouveio, este vinho, sem sofrer qualquer filtração ou estabilização, estagiou por 6 meses em barricas novas de carvalho francês.
Na cor está tudo dito. Turvo e mesmo com algumas partículas em suspensão.
Muito bem no aroma. Intensidade e sobretudo muita frescura e originalidade. Aroma de fruto branco, vegetal, muito mineral e citrino a que se associam algumas de baunilha.
Boca com boa dose de cremosidade ou untusidade, vibrante graças a uma fantástica acidez e muita fruta no final. Curiosamente, e apesar do seu pouco álcool, este vinho apresentou um final algo quente, mas persistente, que quase desmanchou todo o prazer.
Uma experiência? Vontade de alterar algo? Bem, isto é o que chamo de novidades. Na realidade mantenho algumas reservar quanto ao sucesso de um vinho destes numa prateleira de uma garrafeira. Ainda que esteticamente, aliás visualmente, possa parecer algo repugnante a ideia, este vinho é um belíssimo vinho e isso a mim bastou para ser convencido. Bonito no aroma e electrizante na boca, só mesmo um final algo quente borrou a pintura. Para já, terá de se deslocar à Galeria Gemelli para o provar. No futuro......quem sabe?
Nota 17

0 comentários:

Blogues Recomendados

  • Vale da Mata branco 2020 - O Vale da Mata tem nova imagem, menos sóbria e capaz de prender o olhar. Criado nas vinhas situadas nas encostas da Serra de Aire. A qualidade essa conti...
  • MOREISH CAPSULA VERDE - Projecto pessoal de Luís Lopes. Enólogo que trabalhou na Quinta da Pellada e que colabora com António Madeira, no Dão, nos arrabaldes da Serra da Estrela...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP