sábado, 9 de fevereiro de 2008

Luis Pato e Vinhas Velhas


Luís Pato é sem margem para qualquer dúvida um nome incontornável do panorama vínico Nacional e particularmente da Bairrada, ainda que por determinadas vissicitudes ostente nos seus rótulos a denominação Regional Beiras.
Situada no coração da Bairrada, toda a máquina de produção de Luís Pato conta com uma bonita , e acima de tudo funcional, adega bem como toda uma panóplia de castas plantadas, onde se contam as castas Baga, Touriga Nacional, Maria Gomes, Arinto, etc.
Luís Pato foi, é e será sempre, o que mais "puxará" pela aceitação universal da Casta Baga, uma casta bem difícil mas que pode resultar em vinhos extraordinários se tivermos paciencia e "vistas Largas". No entanto este produtor é bem mais que isso e nos brancos terá também uma palavra a dizer.



Luís Pato Vinhas Velhas Branco 2007
Produtor - Luís Pato

Região - Beiras

Grau - 12% vol

Feito a partir das castas Bical, Cerceal e Sercialinho este fermentou em cubas de inox e em pipos de castanho por 4 meses.
Apresenta uma brilhante cor amarelo palha.
Aroma intenso e com alguma complexidade que nos brinda com excelentes notas de citrinos, e vegetais que se associam a notas de baunilha muito bem integradas no conjunto.
Na boca está muitíssimo bem. Mostra untuosidade que baste, excelente acidez e assinalável frescura que acompanha com boa persistência final.
Um branco bem mais sério que o Maria Gomes, que se apresenta muito bem desenhado e com uma frescura e baixo grau assinaláveis. A não perder.
Nota 16



Luís Pato Maria Gomes 2007
Produtor - Luís Pato
Região: Beiras
Grau - 12% vol
Feito, maioritariamente, a partir de casta Maria Gomes (Fernão Pires) e com algum Arinto, este vinho fermentou em cubas de inox.
Apresenta uma brilhante cor amarelo palha.
Aroma exuberante e intenso onde de imiscuem notas de fruto em calda, algum citrino sob ligeiro pendor vegetal. Curiosamente ainda lhe encontrei notas anisadas.
Na boca é bem macio, directo e extremamente fácil de beber. Sem defeitos.
Um vinho bem feito, que no meu entender peca pela falta de alguma acidez que garantisse ainda mais frescura ao conjunto, no entanto face à baixa percentagem de álcool podemos afirmar que este é um branco para o verão e ainda por cima nosso amigo.
Nota 14,5

0 comentários:

Blogues Recomendados

  • Vale da Mata branco 2020 - O Vale da Mata tem nova imagem, menos sóbria e capaz de prender o olhar. Criado nas vinhas situadas nas encostas da Serra de Aire. A qualidade essa conti...
  • MOREISH CAPSULA VERDE - Projecto pessoal de Luís Lopes. Enólogo que trabalhou na Quinta da Pellada e que colabora com António Madeira, no Dão, nos arrabaldes da Serra da Estrela...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP