quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Seara D'Ordens - Brancos e Rosé

Ora aqui está um produtor pelo qual tenho ansiado por provar os seus vinhos. Mas antes um pouco de história, por sinal deliciosa:
Estávamos nos finais do Séc XVIII quando a família Leite adquiriu uma grande extensão de terreno perto de Seara de Poiares.
O seu proprietário, fascinado com a beleza do local e com sua localização, prontamente investiu nos acessos à propriedade e na plantação de vinha, oliveiras e amendoeiras.
Anos mais tarde seu filho, apesar de militar de carreira, nunca deixou de se preocupar com a propriedade e sua evolução.
Chegou a Comandante do quartel de Lamego, mas mesmo assim passava muito tempo na sua propriedade de Seara. Durante a sua ausência no quartel eram enviados Soldados à Seara para receber ordens de seu Comandante. Os populares, admirados pela passagem dos Soldados a cavalo perguntavam:
Para onde vão?
Ao que os Soldados respondiam: Vamos à Seara receber ordens do Comandante.
E então a partir dessa altura o local passou a chamar-se de:

Quinta da Seara D'Ordens

(informação retirada de www.quintasearadordens.pa-net.pt)




Quinta da Seara d'Ordens Reserva Branco 2006
Produtor -
Quinta da Seara d'Ordens
Região - Douro
Grau - 13% vol
Feito a partir das Castas Malvasia Fina, Rabigato e Fernão Pires, este vinho fermentou em barricas de carvalho francês por 6 meses.
Apresentou uma cor bonita cor citrina.
Muito bem no nariz. Delicado e amplo este nariz mostrou uma belíssima performance onde se apresentaram notas de algum fruto, amêndoa e algum vegetal que se enquadravam num sedutor fundo baunilhado.
Na boca também muito bem. Gordo, fresco e macio, este vinho manteve o seu pendor vegetal e frutado com perfeita integração das notas de barrica.
Confesso que gostei muito deste vinho. Tem tudo o que precisa para ser apreciado, incluindo um preço maravilhoso (menos de 10€). Ainda que seja um branco mais de inverno, pareceu-me ter frescura suficiente para ser apreciado na meia estação. Muito bem.
Nota 16


Quinta do Carqueijal Branco 2007
Produtor -
Quinta da Seara d'Ordens
Região - Douro
Grau - 13% vol
Feito a partir das castas Malvasia Fina, Cerceal e Fernão Pires, este vinho passou 3 meses em cubas de inox e 2 meses em garrafa.
Cor palha.
Realmente provar vinho assim tão novos reveste-se de algum interesse face à exuberância que estes apresentam. Nariz intenso de hortelã que quase que tapa qualquer aroma citrino que lá atrás se esconde.
Na boca é muito fresco, mostra "substância" e descortina mais um pouco de fruta.
Ainda está muito vegetal e penso que poderá "amainar" estes ânimos. Voltarei mais lá para o verão, a ele. No entanto....quem quer um branco para o seu dia a dia de verão? Nem mais...aqui está.
Nota 14



Quinta do Carqueijal Rosé 2006
Produtor -
Quinta da Seara d'Ordens
Região - Douro
Grau - 12,5% vol
Feito a partir das castas Touriga Franca, Tinta Roriz e Touriga Nacional, este rosé estagiou por 4 meses em cubas de inox e 2 meses em garrafa.
Bonita cor rosada.
Intenso no nariz, encontramos um vinho com belíssimas notas de morango e framboesa que se misturam com sensações florais e vegetais.
Na boca tem dimensão, tem frescura e acima de de tudo tem forma de agradar. Termina com boa persistência e bastante saboroso.
Para mim um dos melhores rosés. Bem feito, muito fresco e com cativante exuberância. Um must

Nota 15

0 comentários:

Blogues Recomendados

  • Vale da Mata branco 2020 - O Vale da Mata tem nova imagem, menos sóbria e capaz de prender o olhar. Criado nas vinhas situadas nas encostas da Serra de Aire. A qualidade essa conti...
  • MOREISH CAPSULA VERDE - Projecto pessoal de Luís Lopes. Enólogo que trabalhou na Quinta da Pellada e que colabora com António Madeira, no Dão, nos arrabaldes da Serra da Estrela...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP