domingo, 18 de novembro de 2007

Estrémuas

A Vinícola de Nelas produz vinhos no Dão e onde lhe conhecemos os vinhos da Quinta das Estrémuas. Na sua gama estão incluidos o Estrémuas, o Quinta das Estrémuas Reserva e ainda um varietal, o Quinta das Estrémuas Touriga Nacional. Tive a oportunidade de provar duas dessas referências, que agora partilho:


Estrémuas 2005
Produtor - Vinícola de Nelas
Região - Dão
Grau - 13% vol
Feito a partir das castas Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta Roriz e Jaen.
Cor ruby. Mostra-se um pouco tímido de inicio, pelo que um minuto lhe devemos dar para que se comece a mostrar. Assim que se encontra à vontade descortina aromas de fruta vermelha e algum vegetal. Mais alguns minutos e fica no copo a lembrança floral e interessante iogurte.
Na boca está bem, mostra-se redondo, fácil e fresco. Ora aqui está um bom vinho para o dia a dia.
Nota 14


Quinta das Estrémuas Reserva 2003
Produtor - Vinícola de Nelas
Região - Dão
Grau - 13,5% vol
Feito a partir das castas Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta Roriz e Jaen este vinho estagiou durante 9 meses em barricas de carvalho francês e americano.
Ruby escuro. Este é um vinho que mostra já outro nível. No nariz mostra-se sóbrio com notas de fruta madura, vegetal, fumo e ainda algum chocolate de leite.
Na boca tem estrutura, é aguerrido com os seus taninos presentes mas que não ferem de maneira nenhuma o conjunto, que se complementa com uma boa acidez, conferindo assim uma certa frescura final. Um vinho interessante que mostra a diferença na utilização de estágio em madeira.
Nota 15

0 comentários:

Blogues Recomendados

  • Foz Tua 2014 - Pertence ao grupo dos tintos mais vigorosos do Douro sendo aos olhos de alguns "puristas" como vinhos levados a um extremo quase inaceitável.Porém a quali...
  • Podem festejar! - Para balanço! Vai fechar para arrumações, para fazer o inventário e limpar os cacos que se espalharam num ápice. Há que voltar a colá-los, se conseguir. ...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP