domingo, 4 de setembro de 2011

Altas Quintas Colheita 2007

É o novo colheita do produtor Altas Quintas. Enquanto regiões como o Douro já lançaram alguns vinhos da colheita de 2009, e os topos serão-no em breve, no Alentejo, alguns produtores ainda lançam colheitas anteriores de 2007 e 2008.

Altas Quintas é um produtor que se desenvolve na região de Portalegre, bem na Serra de São Mamede. É uma zona Alentejana que confere frescura aos seus vinhos, cujas vinhas estão em altitudes superiores a 500m, por via da referida Serra. Quando bem há pouco tempo visitei a Serra de São Mamede deu para perceber que ali não há um Alentejo como de imediato nos vem à ideia. Ali, o terreno é rugoso, de altos e baixos. Lá de cima da serra, percebe-se um clima diferente que se transmite nos seus vinhos. Um Alentejo diferente. Mas vamos ao Vinho:


Altas Quintas 2007
Feito a partir das castas Trincadeira, Aragonez e Alicante Bouschet, este vinho fermentou em balseiros de carvalho francês e por fim estagiou por 18 meses em barricas.
Com uma côr de boa concentração, apresentou-se muito bem no aroma. Para já é o Alicante que comanda, com sugestões de fruto preto, notas licoradas e uma boa dose de profundidade a não querer mostrar tudo de rompante. As notas de barrica estão já muito bem integradas, com ligeira percepção de notas tostadas.
Na boca mostra volume, robustez a que se junta uma excelente acidez do conjunto. Fresco e muito equilibrado, apesar dos seus 14º. Um vinho gastronómico que acompanha pratos robustos.
Nota 17

0 comentários:

Blogues Recomendados

  • Vale da Mata branco 2020 - O Vale da Mata tem nova imagem, menos sóbria e capaz de prender o olhar. Criado nas vinhas situadas nas encostas da Serra de Aire. A qualidade essa conti...
  • MOREISH CAPSULA VERDE - Projecto pessoal de Luís Lopes. Enólogo que trabalhou na Quinta da Pellada e que colabora com António Madeira, no Dão, nos arrabaldes da Serra da Estrela...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP