quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Vale D'algares Guarda Rios e Selection

É a vez dos brancos, Guarda Rios e Selections, ambos da colheita de 2009.




Guarda Rios Branco 2009
Produtor - Vale D'Algares
Região - Tejo
Grau - 13%vol
Preço - A partir de 7€
AVIN - AVIN8039719441165
Feito a partir das castas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Alvarinho e Arinto, este vinho fermentou em cubas de inox a baixas temperaturas, com a excepção de 35% do lote, que fermentou em barricas novas de carvalho francês.
Apresentou uma cor palha com laivos esverdeados.
Aroma franco e demasiado contido, com sugestões de fruto de caroço e laranjas a que se juntam notas vegetais e leves sugestões fumadas.
Boca com volume e alguma cremosidade num final com sabor, de boa acidez e final mediano. Novamente, à semelhança do rosé, denota a necessidade de uma maior frescura.
É um bom branco, que terá de certa maneira sofrido com a tipicidade da colheita, ainda assim considero uma boa aposta para os meses que se seguem, quando não queremos gastar muito.
Nota 15


Vale D'algares selection Branco 2009
Produtor - Vale D'Algares
Região - Tejo
Grau - 14%vol
Preço - a partir de 13€
AVIN - AVIN5443022400499
Feito a partir das castas Viognier, Alvarinho e Verdelho, este vinho fermentou em barricas novas de carvalho francês.
Apresentou uma cor palha.
Aroma ainda algo tímido mas já a mostrar boa profundidade. Neste momento apresenta algumas notas de barrica mas ainda assim é harmonioso no aroma, não é exuberante nem é fechado, é misterioso. Surgem entretanto sugestões de citrinos e mineralidade.
Na boca está muito bem. Muito saboroso, com volume e cremosidade num final longo e de bela acidez.
Um passo enorme acima dos restantes brancos da casa. Novamente não consideraria um vinho que se preza pela enorme frescura, mas este selection tem muito mais, muitos mais argumentos. No meu entender, para já não tenha pressa em abri-lo, até porque notei algum sulfuroso, sendo certo que caso o abra irá decerto gostar.
Nota 16,5

0 comentários:

Blogues Recomendados

  • Vale da Mata branco 2020 - O Vale da Mata tem nova imagem, menos sóbria e capaz de prender o olhar. Criado nas vinhas situadas nas encostas da Serra de Aire. A qualidade essa conti...
  • MOREISH CAPSULA VERDE - Projecto pessoal de Luís Lopes. Enólogo que trabalhou na Quinta da Pellada e que colabora com António Madeira, no Dão, nos arrabaldes da Serra da Estrela...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP