quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Bajancas Private Selection 2008

A Quinta das Bajancas, pertença de António Alfredo Lamas, é um projecto Duriense que começou a ser delineado em 1993, quando por iniciativa própria, o proprietário decidiu partir na aventura de fazer vinho. Escolheram-se as castas a plantar, e em 1994 iniciaram-se as plantações. Em 2004 tem lugar a primeira colheita, nesta Quinta, já com a consultoria da 2PR.
A Quinta das Bajancas apresenta agora o seu mais recente projecto, da responsabilidade enológica da 2PR, o novíssimo Bajancas Private Selection 2009, que integrará o topo da casa em matéria de brancos.


Bajancas Private Selection Branco 2008
Produtor - Alfredo Lamas
Região - Douro
Grau - 13,5% vol
Preço - 15€
AVIN -
AVIN9772511879864
Feito a partir das castas Rabigato, Gouveio e Códega do Larinho, este vinho fermentou em inox, para depois estagiar em barricas usadas de carvalho.
Apresentou uma brilhante côr palha.
Aroma rico e complexo, o primeiro impacto é fantástico, com notas de citrinos, pêras e algum vegetal, a que se juntam sugestões de anis, ervas aromáticas, amêndoas e massapan. Excelente conjunto, onde a barrica surge perfeitamente integrada, mal se dando por ela.
Também se mostrou num excelente registo na prova de boca, com volume e untuosidade, suportados por uma excelente acidez e final longo.
Não é um vinho imediato, de aroma fácil, não, mas precisamos que seja sempre tudo facilitado? E então a criatividade, o carácter e a originalidade? Poderá não agradar a tudo e todos, mas eu gostei muito. Belo Branco.
Nota 17,5



2 comentários:

ricardo quinta-feira, maio 05, 2011 12:35:00 da manhã  

Só agora no passado 1 de Maio provei este vinho.
Gostei bastante provavelmente pelo volume que apresenta e mineralidade.
Vai ser daqueles que quero repetir.

andreia terça-feira, maio 24, 2011 9:31:00 da tarde  

Um vinho magnifico, assim como os restantes produzidos por esta quinta, é daqueles vinhos cujo dinheiro não se acha mal empregue

Andreia

Blogues Recomendados

  • Vale da Mata branco 2020 - O Vale da Mata tem nova imagem, menos sóbria e capaz de prender o olhar. Criado nas vinhas situadas nas encostas da Serra de Aire. A qualidade essa conti...
  • MOREISH CAPSULA VERDE - Projecto pessoal de Luís Lopes. Enólogo que trabalhou na Quinta da Pellada e que colabora com António Madeira, no Dão, nos arrabaldes da Serra da Estrela...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP