quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Fiuza Sauvignon Blanc

A Fiuza, empresa que se posiciona na Região Tejo, começou em 1985, como resultado de uma parceria entre a família Fiuza e o enólogo Australiano Peter Bright.
Cedo começaram a apostar em castas internacionais, que foram plantado à medida que a empresa ia adquirindo as suas Quintas.
Este vinho vem de uma quinta, a Granja, que se situa junto a Santarém, mais propriamente na população de Romeira. É desta Quinta, com 67 Hectares, e onde foram plantadas exclusivamente castas internacionais francesas, que nos chega o vinho que agora provo.
Uma curiosidade, este Sauvignon, é da colheita de 2009 e indicado como sendo o primeiro vinho da colheita a ser apresentado. No meu caso é o primeiro vinho, engarrafado, de 2009. Vamos então ao vinho:


Fiuza Sauvignon Blanc 2009
Produtor - Fiuza
Região - Tejo
Grau - 12,5% vol
Preço - Cerca de 4€
Feito exclusivamente da casta Sauvignon Blanc, este vinho fermentou em inox, com temperatura controlada a 14 ºC.
De bonita côr citrina, este é um caso de um vinho muito fresco, aproveitando o tipo de vinificação, associando ao lançamento precoce e às características da própria casta. O vinho mantém todo um perfil de fruto tropical, ao longo de toda a prova. Em vários momentos, aparecem sugestões herbáceas e as sensações de frescura.
Na boca o vinho até tem estrutura, ainda que mediana, para poder ir um pouco mais além do estigma de bebida de ocasião. É um vinho que acompanhará perfeitamente marisco e saladas. Continua fresco na boca, com sabor e dá prazer.
É daqueles vinhos que dá sempre jeito ter por perto. É barato, versátil, pouco alcoólico e bem feito.
Nota 14

0 comentários:

Blogues Recomendados

  • Vale da Mata branco 2020 - O Vale da Mata tem nova imagem, menos sóbria e capaz de prender o olhar. Criado nas vinhas situadas nas encostas da Serra de Aire. A qualidade essa conti...
  • MOREISH CAPSULA VERDE - Projecto pessoal de Luís Lopes. Enólogo que trabalhou na Quinta da Pellada e que colabora com António Madeira, no Dão, nos arrabaldes da Serra da Estrela...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP