quinta-feira, 11 de junho de 2009

Esporão Reserva Branco 2008

Há bem pouco tinha começado por provar o Vinha da Defesa Branco da colheita de 2008, e acabei por saudar a nova imagem ilustrada no rótulo do mesmo. Acabei por receber este Reserva Branco 2008 e novamente um rótulo moderno, ainda de melhor efeito. Sinceramente que não sou daqueles que quando se muda o rótulo, cai o Carmo e a Trindade, no entanto sei que por muitas vezes, os novos rótulos acabam por ser versões demasiadamente infelizes e pouco compensadoras. Gostei destes novos rótulos do Esporão, pois dão jovialidade e modernidade à empresa. No entanto, considero que o liquído, o vinho, seja mesmo a razão principal deste enredo, não podendo ser esquecido.

Vamos então ao vinho:


Esporão Reserva Branco 2008
Produtor - Esporão
Região - Alentejo
Grau - 14% vol
Preço - A apartir dos 9€
Feito a partir das castas Antão Vaz, Arinto e Roupeiro, que fermentaram e estagiaram parcialmente em barricas novas de carvalho francês, este vinho apresentou uma cor palha carregada.
No nariz apresentou-se um vinho rico de aromas, com alguma complexidade, dada pelas notas de mel, de anis e de frutos exóticos, como a toranja e as curiosas notas de lichias. Mostrou-se, apesar de tantas notas "quentes", um vinho com frescura e já com a barrica já com toques indeléveis.
Na boca tem volume, tem fruto e tem notas de barrica ainda presentes. A acidez é correcta e confere frescura ao conjunto, apesar do grau alcoólico que este vinho tem. Termina com boa persistência.
Acabei por gostar bastante deste vinho. O conjunto está muito bem, é equilibrado, tem frescura, tem complexidade para nos agarrar ao copo e tem volume. Parece que a colheita de 2008, nos brancos, trouxe coisas boas para o esporão. Dos que já provei, dos reserva Branco, este foi o que mais gostei, e como tal recomendo vivamente.
Nota 16,5

1 comentários:

John quinta-feira, junho 11, 2009 1:11:00 da tarde  

Very unique blog.
Fantastic pictures. Wow...

I like your blog.

Please visit:
http://global-solution.blogspot.com

Keep blogging.
Good day.

Blogues Recomendados

  • CARM branco 2016 - Este branco da CARM (*Douro*) nasce no Douro Superior pela mão da família Roboredo Madeira. As uvas das castas Rabigato, Códega do Larinho e Viosinho, fo...
  • Quinta dos Roques: Encruzado de 2015 - Não, não vos trago nenhuma novidade. A maior parte de vocês já o deve ter bebido, mais que uma vez. O nome do produtor e casta são velhos conhecidos. Respe...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP