segunda-feira, 24 de março de 2008

Azamor

O origem dos vinhos Azamor situa-se entre Borba e Elvas, com 2 herdades, a do Rego e a do Zambujal, que ambas possuem 260 Hectares.
Aqui encontramos as vinhas, olival e ainda uma paixão, do homem da casa, os Cavalos de raça Lusitana.
Alison Luiz Gomes é a alma do projecto vínico e é auxiliada pelo enólogo David Baverstock.
Este produtor era para mim, até há pouco tempo, um desconhecido e foi graças a um evento de um amigo Blogger, o Vinum Calipolle, em Vila Viçosa que me foi dado a conhecer o projecto e seus vinhos.
Na altura bem me lembro que fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade dos vinhos. Hoje volto novamente a um deles:

Azamor 2004
Produtor - Azamor Wines
Região - Alentejo
Grau - 13,5% vol
Preço - A partir dos 7€
Provado em prova cega.
Feito a partir das castas Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah e Merlot, este vinho estagiou ainda em barricas de carvalho francês e americano.
Cor de boa concentração.
Nariz de grande intensidade com incessante de sugestões de café. Foi necessário esperar um pouco para que começassem a evidenciarem-se notas de fruto maduro, de especiaria, de caramelo e de tosta.
Na boca novamente alguma intensidade com notas fumadas, no entanto aqui o trato começa a ser mais dócil. O vinho tem boa estrutura, tem taninos redondos mas bem presentes. Termina com boa intensidade e persistência.
Aqui está mais um vinho com muita qualidade e a um preço comedido. Ainda que um pouco marcado pela madeira, considero que estamos perante um bom vinho para começar a beber desde já, no entanto face a toda esta intensidade e a alguns taninos presentes no final, penso que ainda "andará pelas curvas" nos próximos 2 anos.
Nota 16


0 comentários:

Blogues Recomendados

  • Vale da Mata branco 2020 - O Vale da Mata tem nova imagem, menos sóbria e capaz de prender o olhar. Criado nas vinhas situadas nas encostas da Serra de Aire. A qualidade essa conti...
  • MOREISH CAPSULA VERDE - Projecto pessoal de Luís Lopes. Enólogo que trabalhou na Quinta da Pellada e que colabora com António Madeira, no Dão, nos arrabaldes da Serra da Estrela...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP