quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Vinha do Fojo 2001
Produtor - Margarida Serôdio Borges
Região - Douro
Grau - 14% vol
O Vinha do Fojo é um duriense feito a partir das castas típicas do Douro (Tinta Roriz 80%, Touriga Nacional 7%, Touriga Franca 7% e ainda 6% de outras várias castas). Estagiou cerca de 18 meses em barricas de carvalho francês novo e seminovo e resultaram 15000 garrafas deste vinho.
Provado em prova cega. Apresenta uma bonita côr granada carregada. Como primeira impressão, este vinho mostra-se ainda muito fechado. Tudo muito escondidinho, apenas mostrando alguns aromas de fruta vermelha madura acompanhadas por especiarias, feno e leve toque químico. Apesar de sisudo apresenta-se um vinho encorpado, quente, cheio, muito potente mas ainda assim elegante que, pela acidez, demonstra que o seu tempo estará ainda para vir. Final muito longo. A Guardar sem receios.
Nota 17,5

4 comentários:

Anónimo sexta-feira, outubro 12, 2007 8:39:00 da manhã  

Ora viva...

Apriveito esta nota de prova para fazer uma pergunta.
Esta produtora deixou de produzir vinhos tinto? Desde o ano(de producao) de 2001 que nao vejo novos lancamentos....Fojo 2000 Vinha do Fojo e Quinta da Manuela 2001. Se alguem souber, partilhe.

Abracos e boa sorte para o blog
Pedro Guimaraes

Pumadas sexta-feira, outubro 12, 2007 10:18:00 da manhã  

Viva,

Acho que ela não deixou de fazer vinho, no entanto sei que so lança os seus vinhos mais tarde quando achar que estão no ponto. Parece que em breve vamos ter novidades dos Fojos.

Cumps e Obrg

VinhoDaCasa sexta-feira, outubro 12, 2007 11:28:00 da manhã  

Eu compreendo a pergunta do pedro.
Hoje em dia quem ainda não lançou os tintos 2004 já está certamente "atrasado" e provavelmente os consumidores esquecem-se deles.

Este produtor opta por uma política muito correcta, fazendo o estágio em garrafa nas perfeitas condições, para evitar oscilações de garrafa para garrafa nas lojas e nas casas dos compradores. Muitas vezes nos queixamos deste e daquele vinho, mas se formos a ver saiu do produtor 3 meses depois de ser engarrafado. Andam assim tão "arrasca" de dinheiro os produtores???

Anónimo sexta-feira, outubro 12, 2007 1:08:00 da tarde  

Eu ate simpatizo com esta politica por parte do produtor, ainda mais porque geralmente gosto dos meus vinhos com uns anos de garrafa - em portugal durante anos "envelheceram-se" vinhos sem estes o merecer. O que era velho e que era bom. Agora bebem-se vinhos (de topo) sem lhes dar o descanso que eles pedem. O fascinio da bomba de fruta ainda e grande!!! No entanto se e de fruta que o consumidor mais gosta porque gastar fortunas em vinhos, se por 1/3 do preco se compram belos vinhos so de fruta.
Em relacao aos diversos Fojo e Quinta da manuela, penso que a produtora nao teve o cuidado de dar a conhecer ao consumidor esta faceta do seu produto.
Quando deixamos de ouvir falar de um produtor/produto ele comeca a ser esquecido....e importante estar presente no mercado ainda que so com a imagem da marca.

Abracos
Pedro Guimaraes

P.S. - a falta de acentos deve-se ao teclado "estrangeiro", desculpem-me!!!!

Blogues Recomendados

  • Vale da Mata branco 2020 - O Vale da Mata tem nova imagem, menos sóbria e capaz de prender o olhar. Criado nas vinhas situadas nas encostas da Serra de Aire. A qualidade essa conti...
  • MOREISH CAPSULA VERDE - Projecto pessoal de Luís Lopes. Enólogo que trabalhou na Quinta da Pellada e que colabora com António Madeira, no Dão, nos arrabaldes da Serra da Estrela...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP