sábado, 23 de abril de 2011

Taylor, Fonseca e Croft Declaram Vintage 2009


As casas Taylor, Fonseca e Croft anunciaram intenção de declarar vintage clássico de 2009. A Taylor irá também engarrafar uma pequena quantidade de vintage Quinta de Vargellas Vinha Velha.

Relativamente à declaração, Adrian Bridge, director-geral da Fladgate, comenta: “Ao longo dos nossos mais de três séculos de produção de grandes vinhos do Porto, é muito raro sucederem-se quatro vintages excepcionais na mesma década.” E acrescenta: “À semelhança dos grandes vinhos do Porto vintage do início do século 20, os vintage de 2009 são vinhos de longa guarda.”
No Douro o ano de 2009 foi marcado pela baixa fertilidade das videiras e por uma época de maturação muito seca. Os rendimentos foram muito baixos e os mostos excepcionalmente densos e concentrados, com grande intensidade de cor e elevados teores de taninos e açúcar.
É num ano como este que a pisa tradicional revela as suas verdadeiras vantagens qualitativas, conferindo aos vinhos maior densidade mas assegurando uma extracção muito equilibrada”, refere Adrian Bridge.

Como é habitual, o lote do vintage Taylor’s tem por base os vinhos das quintas de Vargellas e Terra Feita. Desde 2000 que a quinta do Junco também contribui, em menor proporção, para os lotes de vintage Taylor, é também o caso do 2009.

O Fonseca 2009 é constituído por vinhos das quintas do Panascal e do Cruzeiro, entrando também no lote uma pequena quantidade de vinho da quinta de Santo António, convertida recentemente para a viticultura biológica.

O 2009 da Croft provém inteiramente da quinta da Roêda.
David Guimaraens, enólogo do grupo, comenta: “Há mais de vinte anos que não vemos uma intensidade de cor e um índice fenólico como este. Para mais, a qualidade da fruta é excepcional e os vinhos apresentam uma acidez excelente.
Seguindo a tradição das três casas, a declaração do novo vintage é anunciada no dia da São Jorge, dia 23 de Abril.

O vintage de 2009 tem a particularidade de ser o primeiro terminado em nove, a ser declarado por qualquer uma das três casas desde o século XIX.
Devido aos baixos rendimentos na vindima, as quantidades a engarrafar são significativamente inferiores às dos últimos três vintages declarados, sendo de prever que tenham de ser rigorosamente rateadas.

Os 2009 da Taylor, Fonseca e Croft estarão disponíveis no mercado a partir do Outono, altura em que também será lançada uma quantidade limitada do Quinta de Vargellas Vinha Velha 2009.

0 comentários:

Blogues Recomendados

  • Vale da Mata branco 2020 - O Vale da Mata tem nova imagem, menos sóbria e capaz de prender o olhar. Criado nas vinhas situadas nas encostas da Serra de Aire. A qualidade essa conti...
  • MOREISH CAPSULA VERDE - Projecto pessoal de Luís Lopes. Enólogo que trabalhou na Quinta da Pellada e que colabora com António Madeira, no Dão, nos arrabaldes da Serra da Estrela...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP