quarta-feira, 26 de agosto de 2009

12 Alentejanos de Topo

Foi numa prova realizada na CVR do Alentejo, que tive oportunidade de rever alguns vinhos e provar algumas novidades de vinhos Alentejanos. A ideia era mostrar o que de melhor se faz no Alentejo, sendo obviamente uma amostra reduzida, uma vez que decerto o Alentejo tem mais vinhos de topo para mostrar.Por ordem de prova:

Herdade de Esporão Private Selection 2005
Marcado pelas notas de barrica, sem ferirem demasiado o conjunto. Cheio de intensidade, com notas de fruto maduro, notas minerais e de especiarias.
Encorpado na boca, com taninos muito finos e já muito bem integrados. Final muito longo.
Curiosamente o nariz sugere alguma paciência com o vinho, mas já se encontra bem resolvido na boca. Belo Vinho.
Nota 17,5


Paulo Laureano Alicante Bouschet 2005
É daqueles vinhos em que tudo está em excesso. O fruto é muito maduro, com notas de ginja e de cereja preta, parece tudo muito levado ao extremo. Aparece também com pendor muito mineral.
Muito poderoso na boca, encorpado com taninos firmes e poderosos. Final longo e pujante.
É daqueles vinhos que, não indo de encontro às minhas preferências pessoais, não podemos desconsiderar. É bom vinho, não haja dúvidas, mas para quem gosta de emoções mais fortes. Finalmente, tenho algumas reticências quanto a uma guarda prolongada.
Nota 16,5


Casa Santa Vitória Reserva 2005
Aroma muito floral a marcar o inicio da prova, coadjuvado com o fruto maduro e alguma sensação de frescura. Muito equilibrado e cativante.
Muito bem, na boca, a mostrar equilíbrio, com taninos sedosos e resolvidos, com um final longo.
Nota 17


Quinta do Mouro Rótulo Dourado 2005
Na minha opinião, o melhor da prova. Este vinho impressiona em todos os aspectos. Belo no aroma, com extrema definição e precisão. Fruto maduro, licor, especiaria. Intensidade, profundidade e densidade.
Na boca ainda muito jovem, robusto e imponente apesar de mostrar um conjunto cheio de fineza e classe. Final muito longo.
Nota 18,5


Herdade da Malhadinha "Malhadinha" 2006
Vinho muito perfumado, com algumas notas de barrica, notas florais e licoradas. O vinho em si é algo quente, mas mostrava bafos de frescura bem curiosos.
Na boca todo ele é sabor e sedução. Apresenta-se com os taninos redondos e sedosos, que acompanham um final ligeiramente vegetal e longo. Está num momento fantástico para se beber.
Nota 17


Dona Maria Reserva 2005
Intenso no aroma, com notas de fruto negro, notas minerais e com algum tempo notas florais. Equilibrado e enormemente sedutor no nariz.
Saboroso na boca, novamente intenso. Fino e muito expressivo. Final longo. Belíssimo vinho.
Nota 17,5


Herdade do Zambujeiro "Zambujeiro" 2004
Ainda muito jovem. Na nariz mostra a tal vertente especiada e com alcaçuz, que sempre encontro neste vinho. Aparece o fruto negro e ainda a presença de algumas notas de barrica por integrar. O conjunto é profundo.
Ainda mais jovem na prova de boca. Potente, encorpado e com taninos ainda muito presentes.
Ainda precisa de tempo.
Nota 17,5


Quinta do Carmo Reserva 2004
Muito fechado no nariz. Pouco dialogante e expressivo. Lá se arrancavam umas notas de fruto.
Muito melhor na boca, mas ainda assim, os taninos eram demasiado marcantes. Pareceu-me madurão. Não se mostrou nada bem.
Nota 15,5


Herdade do Monte da Cal Vinha de Saturno 2004
Aroma muito estranho. Fechado, algumas notas minerais e de resto tudo tapado com notas de aromas animais.
Boca com muito sabor, mas condicionada pelo retrogosto com as lembranças animais. Gostei dos taninos do vinho. Finos e expressivos. Final longo
Deste vinho foram abertas 2 garrafas, que se mostraram na mesma condição.
Nota 16


Vale do Ancho 2004
Rico no aroma, com notas de fruto maduro, torrefacção e mina de lápis. O vinho é equilibrado, algo quente, mas pouco sedutor.
Boca com taninos redondos, bom volume e densidade. Muito bom vinho, mas falta-lhe alguma garra e excitação.
Nota 16,5


Cortes de Cima Reserva 2004
Muito complexo. Delicioso na fruta, nas notas de especiaria e no completo equilíbrio na madeira. Este é daqueles vinhos que têm tanto sabor, que é difícil não ficarmos apaixonados. No entanto fico sempre com a sensação de que a linha que divide um vinho de muito sabor a um vinho enjoativo é muito ténue.
Não sendo tão rico, como a versão de 2003, este acaba por ser mais equilibrado e mais fino.
Boca novamente cheia de sabor que assenta na riqueza do fruto e na expressividade do conjunto. Final longo.
Nota 17,5


Herdade do Mouchão "Mouchão" 2003
Começou muito discreto. Com o tempo abriu para um vinho cheio de intensidade, denso no fruto, nos aromas da barrica e nos aroma vegetais. Aroma cheio de profundidade.
Apresentou-se delicioso na boca, cheio, rebelde mas equilibrado. Taninos ainda presentes mas com carácter e fineza. Final muito longo e equilibrado.
Nota 17,5


Assim foi uma prova dos chamados topos de gama da Região do Alentejo. Existem grandes vinhos a nascer no alentejo. Uns com melhor relação Qualidade/Preço que outros mas o que é certo é que a maioria dos topos do Alentejo, nem todos como se pude observar, estão muito bem e recomendam-se.

2 comentários:

Carrie Jorgensen quarta-feira, agosto 26, 2009 3:29:00 da tarde  

Thank you for your review! We are proud to see our Cortes de Cima Reserva 2004 among Alentejo's Top!

Fernando Souto segunda-feira, outubro 05, 2009 11:25:00 da tarde  

João:

Dos que já provei, destaco em primeiro lugar o Rótulo Dourado e também o Private Selection do Esporão.

Abraços
Fsouto

Blogues Recomendados

  • Vale da Mata branco 2020 - O Vale da Mata tem nova imagem, menos sóbria e capaz de prender o olhar. Criado nas vinhas situadas nas encostas da Serra de Aire. A qualidade essa conti...
  • MOREISH CAPSULA VERDE - Projecto pessoal de Luís Lopes. Enólogo que trabalhou na Quinta da Pellada e que colabora com António Madeira, no Dão, nos arrabaldes da Serra da Estrela...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP