terça-feira, 1 de abril de 2008

Dona Berta

Hernâni Verdelho, na sua Quinta do Carrenho em Freixo do Numão, iniciou há já alguns anos o engarrafamento da sua produção. Na altura teve de restruturar a vinha, com plantação de vinha nova mas sempre guardando alguma vinha velha, pois qual será o duriense que não acredita na vinha velha?
Feito o investimento na vinha, sairam um branco e um tinto, que agora provo na edição de 2006 e 2005, respectivamente.


Dona Berta Rabigato Branco 2006
Produtor - Hernâni Verdelho
Região - Douro
Grau -
13% vol
Preço - A partir de 11€
Vindo de Freixo do Numão, no Douro Superior, este é um vinho branco feito apenas de uma casta, a Rabigato. Tem como curiosidade o facto de se terem aliado vinhas novas a vinhas com mais de 150 anos. Passou apenas por inox.
Cor amarela Palha.
À semelhança da anterior edição, está novamente muito bem no nariz. Inicialmente podemos sempre contar com o fruto tropical, Flores e a sempre refrescante sensação vegetal, de relva.
Na Boca também muito bem. O vinho tem corpo, tem uma estrutura invulgar e acidez sápida. Termina com excelente persistência e com vontade de ir novamente ao copo.
Mais uma vez muito bem este Rabigato. Nada distante do seu antecessor. Parece que o Engº Hernâni Verdelho já decorou a formula. Aconselho vivamente guardar algumas garrafas e ir verificando a sua evolução, no entanto bem sei o quanto é difícil conseguir guarda-las.
Nota 16,5



Dona Berta Reserva 2005
Produtor - Hernâni Verdelho
Região - Douro
Grau - 13% vol
Preço - A partir de 16€
Feito a partir das Castas Tinta Roriz, Tinta Barroca, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela e Tinto Cão, este vinho estagiou em madeira nova de carvalho francês e americano.
Cor rubi de boa concentração.
Pleno de aroma com notas de fruto maduro, muito mato seco e sugestões vegetais que se enquadram num conjunto que integra ainda notas mentoladas e de boa barrica.
Melhor na boca, apresenta-se-nos um vinho de bom porte, com taninos muito bem integrados, mas ainda muito presentes. Ainda está para chegar o perfeito entrosamento das partes. Termina com boa persistência.
Melhorou bastante desde a ultima vez que o provei, no entanto apesar de dar uma boa prova, penso que o melhor poderá ainda estar por vir.
Nota 16

0 comentários:

Blogues Recomendados

  • Vale da Mata branco 2020 - O Vale da Mata tem nova imagem, menos sóbria e capaz de prender o olhar. Criado nas vinhas situadas nas encostas da Serra de Aire. A qualidade essa conti...
  • MOREISH CAPSULA VERDE - Projecto pessoal de Luís Lopes. Enólogo que trabalhou na Quinta da Pellada e que colabora com António Madeira, no Dão, nos arrabaldes da Serra da Estrela...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP