sábado, 19 de abril de 2008

Dona Berta Rabigato 2007

Novamente o Rabigato de Hernâni Verdelho, desta feita na versão de 2007. Como já disse anteriormente, na minha opinião, os brancos de 2007 estão a aparecer algo cedo no mercado. Aparecem com muita exuberância, mas algo marcados por notas vegetais e herbáceas. Vamos a ver então como está este ultimo Dona Berta:


Dona Berta Reserva Rabigato "Vinhas Velhas"
Produtor - Hernâni Verdelho
Região - Douro
Grau - 13,5% vol
Preço - A partir de 11€
Vindo de Freixo do Numão, no Douro Superior, este é um vinho branco feito apenas de uma casta, a Rabigato. Tem como curiosidade o facto de se terem aliado vinhas novas a vinhas velhas, com mais de 150 anos. Passou apenas por inox.
Cor amarelo palha com nuances esverdeadas.
Intenso e rico no aroma e muito exuberante no ataque. Tudo começa com aromas de tangerina e aromas florais, aos quais se abraçam intensas sensações minerais. Como se não bastasse, todo este conjunto é abrilhantado pela passagem das sugestões vegetais, de relva.
Está excelente na boca. A primeira sensação que se me destaca é mesmo a frescura deste conjunto, que não é mais que o resultado de um vinho com uma acidez enervante. Para que não seja acidez a mais, o corpo redondo deste vinho ampara toda esse vigor, garantindo um vinho fresco, cheio e com um final intenso e duradouro.
No meu entender o melhor e mais completo Dona Berta Rabigato. Está desde já um belíssimo vinho que mal saia para o mercado e comece a ser provado, desconfio que desaparece num ápice.
Nota 17

0 comentários:

Blogues Recomendados

  • Carvalhas branco 2015 - Oriundo da mítica *Quinta das Carvalhas* (Real Companhia Velha) em pleno *Douro* e ali bem perto do Pinhão, este branco afirma-se a cada colheita (nasceu ...
  • Podem festejar! - Para balanço! Vai fechar para arrumações, para fazer o inventário e limpar os cacos que se espalharam num ápice. Há que voltar a colá-los, se conseguir. ...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP