sábado, 1 de março de 2008

Morgadio da Calçada - Tintos

Os vinhos Morgadio da Calçada são resultantes de uma parceria entre a Família Vilas-Boas e o sobejamente conhecido Dirk Niepoort.
A quinta, situada em Provezende, possui vinhas velhas com mais de 60 anos de idade e onde se contam muitas das castas habituais do Douro.
Como curiosidade, os magnificos rótulos são da autoria do Arquitecto Siza Vieira.
(Informação retirada em www.morgadiodacalcada.com)





Morgadio da Calçada Grande Escolha 2005
Produtor - Niepoort Vinhos
Região - Douro
Grau - 13,5% vol
Preço - A partir de 25€
Elaborado a partir de vinha velha com mais de 60 anos e onde das castas presentes apenas se parece conhecer a Touriga Franca, este vinho estagiou por 16 meses em barricas de carvalho francês.
Cor rubi de média concentração.
Aroma rico e complexo onde perduram os aromas de fruta madura, as flores, as especiarias e algum vegetal. Todo este aroma está perfeitamente integrado com as notas tostadas da barrica, formando um relação simbiótica.
A boca prima pela frescura, pela elegância e por taninos nobres mas muito bem integrados, neste vinho de bom porte. Termina longo e com predominância das notas tostadas.
Mais um vinho sob a chancela de Dirk Niepoort. Elegância é o principal adjectivo que encontraremos neste belo Douro. A complexidade da vinha velha e de quem a sabe trabalhar. Muito bem.
Nota 17



Morgadio da Calçada 2005
Produtor - Niepoort Vinhos
Região - Douro
Grau - 13% vol
Preço - A partir de 10€
Elaborado a partir de vinha com mais de 20 anos e onde das castas presentes apenas se parece conhecer a Touriga Franca, este vinho estagiou por 15 meses em barricas de carvalho francês.
Cor rubi de concentração.
Aroma de boa intensidade com notas de fruto maduro, especiaria e algum vegetal que se associam na perfeição às notas tostadas.
Na boca é afinado, e com taninos bem redondos mas gostosos. Termina com boa intensidade e com prazer.
Ainda que não tenha a subtileza do seu "irmão" esta vinha já dá fruto muito interessante e de muito boa qualidade. Para o preço apresentado, nada melhor que a correspondência de um belo vinho. Gostei
Nota 16

0 comentários:

Blogues Recomendados

  • CARM branco 2016 - Este branco da CARM (*Douro*) nasce no Douro Superior pela mão da família Roboredo Madeira. As uvas das castas Rabigato, Códega do Larinho e Viosinho, fo...
  • Quinta dos Roques: Encruzado de 2015 - Não, não vos trago nenhuma novidade. A maior parte de vocês já o deve ter bebido, mais que uma vez. O nome do produtor e casta são velhos conhecidos. Respe...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP