domingo, 9 de dezembro de 2007

Bastardinho é pouco....

Produzido há mais de cinquenta anos na empresa, este vinho tinto licoroso é elaborado unicamente a partir da casta Bastardo, uma casta rara na região da Península de Setúbal, embora a José Maria da Fonseca esteja a proceder à replantação de uma pequena área desta vinha em solo argilo-calcário, o que lhe permitirá tentar recriar este vinho em anos futuros.
A produção do Bastardinho de Azeitão 30 Anos é sempre proveniente de um lote de colheitas antigas, com pelo menos 30 anos (por vezes mais), guardadas religiosamente nas Caves da José Maria da Fonseca, até se proceder ao seu engarrafamento.
O seu processo de vinificação é longo, sendo depois envelhecido em cascos de madeira usada antes do engarrafamento. O Bastardinho de Azeitão 30 Anos tem uma longevidade em garrafa de largos anos, não evoluindo após o engarrafamento. (Informação retirada de www.vinhos.online.pt).


Bastardinho de Azeitão 30 Anos
Produtor - José Maria da Fonseca
Região - Setúbal
Grau - 18.5% vol
De côr cobreada com laivos esverdeados. Aroma muitíssimo complexo a denotar um vinho superior. Aroma cativante com notas de muita torrefacção, caramelo, fruto seco e sensação de marmelada.
Na boca um vinho único, com untuosidade e principalmente uma acidez incomparável que determina uma frescura inebriante e que "ainda por cima" apresenta um final "Duracell". Vinho raro e único, que merece, e está, com o seu lugar garantido entre os grandes do mundo.
Nota 18,5

0 comentários:

Blogues Recomendados

  • Since 24 de Abril de 2006 - A liberdade permite-nos dizer tudo ou nada. A liberdade permite-nos dizer o que nos vai na alma, correr riscos, gritar, vociferar, chorar, rir, brincar. La...
  • Boina 2015 - Uma estreia de um novo produtor oriundo do Douro a partir de duas vinhas velhas, uma perto da Régua e outra no extremo norte da região. Nomes como Tourig...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP