sábado, 13 de outubro de 2007

Alentejo nos Anos 90

A ideia era de poder verificar como estariam os vinhos alentejanos que foram feitos na década de 90. Teriam envelhecido bem? Estariam já os chamados "vinagres? Obviamente que o espectro da amostra não permitiria tirar grandes conclusões, no entanto ficaria com uma ideia de como estão alguns deles. Assim foram provados vinhos de 1996, 97 e 99 cujo alinhamento foi o seguinte:

Cartuxa Colheita 1999
Produtor - Fundação Eugénio de Almeida
Região - Alentejo
Quem não conhece este vinho? Pois bem, penso que quase todos saberão responder a este pergunta. Este vinho é já um dos consagrados do panorama viníco português e foi até por causa de um seu antecessor que me apaixonei novamente pelo vinho. Sempre foram vinhos que dariam a ideia de que iriam durar uns bons anos. Vejamos então este......
Provado em prova cega. Na côr tira-se logo o indício que o vinho tem já alguma idade, no nariz este vinho mostra também idade, com notas de fruta vermelha e depois apontamentos de cedro, acetona, couro, algum café e caramelo. Na boca está um vinho completamente feito, completamente macio a denotar provavélmente que a sua melhor altura para ser bebido já terá passado.
Nota 16


José de Sousa Mayor 1999
Produtor - José Maria da Fonseca
Região - Alentejo
Este será outro dos grandes nomes desta região. É proveniente das vinhas velhas plantadas pelo Sr José Rosado Fernandes (aquele que fez os célebres Tinto Velho) por volta de 1950 em Reguengos. É feito a partir das castas Trincadeira, Aragonez e Grand Noir.
Provado em prova cega. Apresenta uma côr também a demonstrar algum envelhecimento. No nariz está um vinho mais completo e mais jovial, monstrando no ataque notas de caramelo e bolacha, que depois dão lugar às cerejas, framboesas e alguma compota para terminar com sugestões de cedro, e verniz. Na boca é sedoso, macio, um vinho que mostra que está pronto para ser consumido, um vinho que envelheceu bem mas que se calhar não quer envelhecer muito mais pois quer é dar prazer agora.
Nota 16,5


Herdade do Peso Colheita 1997
Produtor - Sogrape
Região - Alentejo
A Sogrape tem investido ao longo dos anos nas principais regiões vitivinícolas portuguesas. Estando garantida a sua presença no dãp, no douro e nos verdes, a próxima aposta foi feita no Alentejo com esta herdade em 1997. Este vinho é o primeiro da era Sogrape nesta Herdade.
Provado em prova cega. Na côr um vinho acastanhado com brilho. No nariz denota-se um vinho algo estranho, com notas de funcho e marmelada sob um fundo que só lebra queimados intensos a denotar que algo de errado está com este vinho e que provavelmente terá defeito. A boca confirma a questão mostrando que o vinho "morreu", já não há ali nada, os taninos secaram e o vinho tournou-se plano. Enfim, este vinho também não seria um vinho propriamente para guarda. O que me faz lembrar a eterna questão de quem possui uma garrafeira com muitos vinhos e que acaba por deixar passar vinhos que nunca seriam vinhos de guarda.
S/N



Tapada do Chaves Reserva Especial 1996
Produtor - Tapada do Chaves
Região - Alentejo
Também um dos vinhos emblemáticos do Alentejo e mais propriamente da zona que o viu nascer, Portalegre. Este Reserva Especial era o Vinho-Bandeira da casa, que o produzia em anos de qualidade superior. A curiosidade neste vinho é a de, no rótulo, dizer que é o Reserva Especial para Rui Nabeiro ( Sr Comendador, Sr Delta Cafés).
Provado em prova cega. Com uma côr acastanhada apresenta inicialmente aromas de muita azeitona que passado um pouco dão lugar a notas de fruta vermelha, alguma pimenta, caça e uma sensação de caramelizado. Na boca mostra-se mais vivo que se suporia, com corpo e tanino presente mas discreto. A sensação ao beber este vinho foi a de que poderia ou deveria estar melhor. Neste campo entra a qualidade da guarda a que foi submetido, uma vez que sinceramente pensei que poderia não estar bom, face ao local onde esteve durante anos e anos guardado.
Nota 16

As impressões com que fiquei desta pequena prova foram, que os vinhos alentejanos estão a envelhecer, ou envelhecem, bem e que as condições de guarda condicionam e muito a qualidade do envelhecimento.

0 comentários:

Blogues Recomendados

  • Vale da Mata branco 2020 - O Vale da Mata tem nova imagem, menos sóbria e capaz de prender o olhar. Criado nas vinhas situadas nas encostas da Serra de Aire. A qualidade essa conti...
  • MOREISH CAPSULA VERDE - Projecto pessoal de Luís Lopes. Enólogo que trabalhou na Quinta da Pellada e que colabora com António Madeira, no Dão, nos arrabaldes da Serra da Estrela...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP