terça-feira, 11 de outubro de 2011

Esporão Syrah 2008 vs Esporão Petit Verdot 2008



Continuando com os novos monocasta do esporão, desta feita com a prova em simultâneo do Syrah e Petit Verdot, ambos da colheita de 2008.


Esporão Syrah 2008
Este 100% Syrah, fermentou em cubas de inox, estagiando depois 12 meses em barricas de carvalho americano, e ainda mais 12 meses de estágio em garrafa.
Cor rubi de grande concentração. Começa muito bem, com sugestões de fruto preto denso, a que se associam notas de carne assada e chocolate. Boa frescura.
Pleno de sabor, na boca, com o fruto preto, doce, a dominar toda a prova. Muito guloso, excelente na acidez e no seu final redondo e longo. Um vinho feito para agradar a todos, e principalmente aos que gostam deste "estilo australiano". Muito bem, um Syrah muito bom.
Nota 17


Esporão Petit Verdot 2008
Este 100% Petit Verdot, fermentou em cubas de inox, estagiando depois 12 meses em barricas de carvalho francês e ainda 12 meses em garrafa.
Cor rubi de boa concentração. Alguma austeridade no aroma, com muitas sugestões de vegetal seco, mineral e de couro. A fruta, madura, fica relegada para segundo plano, num vinho de grande carácter e com boa frescura.
Excelente na boca, nervoso, com taninos muito jovens, excelente acidez e final longo. Poderá não ser do gosto de todos, tenho a plena consciência que não será, mas este Petit Verdot, merece sem dúvida ser conhecido e apreciado, pelo carácter que demonstra em toda a prova. Poderá ser guardado por mais uns anos até acalmar os seus taninos e atingir a sua forma ideal.
Nota 17,5

0 comentários:

Blogues Recomendados

  • Vale da Mata branco 2020 - O Vale da Mata tem nova imagem, menos sóbria e capaz de prender o olhar. Criado nas vinhas situadas nas encostas da Serra de Aire. A qualidade essa conti...
  • MOREISH CAPSULA VERDE - Projecto pessoal de Luís Lopes. Enólogo que trabalhou na Quinta da Pellada e que colabora com António Madeira, no Dão, nos arrabaldes da Serra da Estrela...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP