terça-feira, 25 de setembro de 2007

O meu BI

Nasci em 1972, ano horrível para vinho, na Cidade de Peniche.
Sou hoje informático no Instituto da Vinha e do Vinho (IVV)
O meu grande hobbie é mesmo o Mar. É outra paixão que tenho.
Fiz Bodyboard durante quase 20 anos mas agora só mesmo o Mergulho e a Pesca, por questões físicas, fazem parte do leque de actividades pontuais que pratico no mar.


O início de tudo, a minha paixão

Já lá vão 16 anos quando pela primeira vez me senti atraído pelo Vinho. Tinha terminado a 12º Ano e na hora de escolher o curso que queria tirar, não tive duvidas e, dar toda a minha preferência ao Curso de Enologia, que por alguma razão me atraía. Nessa altura só a UTAD ministrava Enologia, e numa acto de completa irracionalidade, decidi que não conseguia viver no interior, longe do mar (Hoje é precisamente nesse interior, que me sinto em casa). Foram precisos 10 anos, em estado de latência completa, para que um único vinho, um Cartuxa Reserva 1997, conseguisse completamente mudar a minha vida para sempre. Desde esse dia tratei de dedicar-me com toda a minha energia e paixão ao mundo do Vinho. Têm sido tempos maravilhosos e espero que assim continuem a ser.

Os objectivos deste espaço

Bom, mantenho as mesmas intenções de sempre, que são de dar a conhecer as minhas experiências e opiniões quando provo vinhos, ou mesmo quando faço algo relacionado com o vinho. Peço que entendam tudo o que escrevo, como uma opinião pessoal, mas espero sempre que possível ajudar, todos aqueles que neste Blog procuram algum tipo de auxilio.


João Rico


* A imagem principal do Blog é pertença da Pinhal da Torre e espelha um dia de vindima na Quinta do Alqueve, no Ribatejo.



Pressupostos das provas e a escala de prova:

Copos:

Riedel Bordeaux
Riedel Pinot Noir
Riedel White
Siza Vieira (Fortificados)



Temperaturas:

Tintos - 16/18ºC
Brancos/Rosés - 11/15ºC
Espumantes - 8ºC
Colheitas Tardias - 7ºC
Licorosos tipo Tawny - 13/14ºC
Licorosos Ruby e Vintage - 16ºC


Escala:
0 a 12 - Vinho completamente desinteressante e eventualmente defeituoso.

12,5 a 14 - Vinho simples, directo e aceitável. Alguns dos vinhos para o dia a dia.

14,5 a 15,5 - Bom vinho, com alguma complexidade e que não nos deixa ficar mal.

16 a 17 - Muito bom vinho. É complexo, interessante e cativante.

17,5 a 18,5 - Excelente vinho. É um vinho de topo onde quer que esteja e de onde quer que venha. Apreciação reservada a muito poucos.

19 a 20 - O néctar dos néctares. Um vinho mítico e de qualidade excepcional. Aqui só entra a "nata" dos vinhos, os vinhos de classe mundial.

7 comentários:

Anónimo quinta-feira, outubro 04, 2007 8:09:00 da tarde  

Muito bem, caríssimo «Pumadas»… Serei um leitor assíduo.

Anónimo terça-feira, outubro 09, 2007 10:55:00 da tarde  

Lembrei-me de aproveitar o "Post" primeiro, para te mandar um grande abraço. Boa sorte e boas provas...

VinhoDaCasa quinta-feira, outubro 11, 2007 6:10:00 da tarde  

Bem vindo ao clube!
"Crítica amadora" e sem papas na língua é o que se quer!

Que bebas boas pumadas!

Anónimo segunda-feira, maio 12, 2008 6:31:00 da tarde  

Ouvi dizer que o bloguista de Peniche já enveredou para a carreira de eno-profissional.

Os meus parabéns e que faça um bom papel nesta sua nova tarefa no WinePT.

Vou ficar atento à sua sábia crítica.

Gonçalo Maria de Lemos segunda-feira, setembro 07, 2009 2:04:00 da tarde  

Caro João Rico,

Gostaria que me fizesse um favor.

A algum, tempo atrás provei um vinho do qual gostei muito, gostava de saber a sua opinião á cerca do mesmo.
O vinho em questão chama-se Sirga é do Douro e o ano é o de 2006.
Gostava que o analizá-se se lhe for possivel.
Gostaria que me desse a sua opinião, a classificação que lhe daria, que notas de prova, quanto acha que valeria no mercado.

Muito agradecido pela sua disponibilidade.

Licaswagon sexta-feira, abril 01, 2011 8:23:00 da tarde  

Ai esta um blog de muito interesse e muito credivél para os amantes de bons vinhos.

Boas Pumadas a todos

Anónimo domingo, janeiro 22, 2012 6:48:00 da tarde  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Blogues Recomendados

  • Vale da Mata branco 2020 - O Vale da Mata tem nova imagem, menos sóbria e capaz de prender o olhar. Criado nas vinhas situadas nas encostas da Serra de Aire. A qualidade essa conti...
  • MOREISH CAPSULA VERDE - Projecto pessoal de Luís Lopes. Enólogo que trabalhou na Quinta da Pellada e que colabora com António Madeira, no Dão, nos arrabaldes da Serra da Estrela...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP