quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Garrafeira GN Cellar

Foi apenas há uns dias, mais propriamente no dia 26 de Setembro, que inaugurou a nova garrafeira de Lisboa, a GN Cellar, cujo proprietário Jaime Vaz, é o mesmo que já detém a melhor Garrafeira de Portugal, a Garrafeira Nacional.
Se por um lado fiquei contente por mais este projecto, na Baixa Lisboeta, que anda a precisar de um "face lift", por outro lado, senti-me um felizardo por ter estado nesta inauguração.
Em verdade vos digo que foram preciso apenas 3 vinhos para me deixarem num estado de êxtase completa, ao ponto de passados 4 dias, ainda sonhar com cada um deles. Por certo esta terá sido a primeira e ultima vez que tive a honra de os beber, mas anseio pela oportunidade de os ver mais uma vez, quando quer que seja.




Os vinhos foram um Ramos Pinto Vintage 1931, José Maria da Fonseca Moscatél Supeior 1955 e Barbeito Malvazia 1875, servidos por esta ordem.
Começámos pelo Vintage 31, que foi apresentado pelo Engº João Nicolau de Almeida, que começou por falar um pouco da célebre colheita de 31, que deu origem ao mais raro e misterioso Vintage da história, o Noval Nacional 31. Como tive o privilégio de abrir e decantar este Vintage, desde logo percebi que ali se encerrava um vinho maravilhoso. Na abertura mostrava uma cor muito aberta, mas cheia de intensidade aromática, a lembrar ainda muita cereja. No evento já mostrava mais cor e mais corpo, ganhava nova vida, sempre elegante e com um final muito longo. Belo Vintage.


De seguida, o grande vinho da noite, apresentado pelo Engº Domingos Soares Franco, o Moscatel Superior 1955 (que irá a leilão no próximo dia 8 de Novembro). É-me tão difícil escrever, ou descrever, este vinho simplesmente incrível. A cor acastanhada escura, com laivos esverdeados, remete-nos de imediato para um espesso liquido assim que o envolvemos no copo. A soberba complexidade e frescura, a textura, o corpo, a absolutamente magnífica acidez e o final explosivo, fazem deste moscatel, o melhor que bebi até hoje e um dos grandes vinhos da minha vida. Simplesmente inesquecível. Os meus sinceros parabéns à José Maria da Fonseca, pelo monumento que criou, e que esta ultima geração soube manter. Uma obra prima.

Ainda não refeito do vinho anterior, chega-nos o madeira, um Barbeito Malvazia de 1875, que tinha sido engarrafado, especialmente para este evento, no dia 19 de Setembro, apenas uma semana antes. Seria sempre necessário um enorme vinho para ser servido depois do anterior, no entanto, este Madeira, cumpriu a sua parte e manteve intacta a necessidade de os madeiras serem sempre servidos por ultimo. Soberbo pela sua complexidade aromática, soberbo pela sua frescura e soberbo pela sua acidez penetrante. Outro hino aos vinhos Portugueses e aos Vinhos da Madeira.

Se por um lado eu, e todos os demais presentes, ficaram deliciados com tamanha grandeza de vinhos, por outro lado custa-me pensar que por exemplo, o Moscatel de Setúbal, continua a ser um eterno desconhecido lá fora. Poderíamos pensar que está bem assim, pois ficam cá dentro, mas por outro lado, qualquer um destes vinhos, em qualquer mesa, em qualquer parte do mundo, elevariam bem alto o nome dos Vinhos Portugueses. Que grandes vinhos se fazem em Portugal, que grandes vinhos nos foram deixados pelos nossos antepassados, a quem deixo a minha singela homenagem.

Se este evento, pelo vinhos apresentados foi um estrondoso sucesso, falta também dizer que a GN Cellar é uma bonita, bem iluminada e bem desenhada garrafeira. É um novo espaço, com um target de clientela bem específico e numa zona que precisa de reabilitação e investimento. Tendo a chancela da Garrafeira Nacional, o sucesso é mais que certo.

Um sincero muito obrigado pela noite mágica que me foi proporcionada. Bem hajam

1 comentários:

luxo interior quinta-feira, setembro 29, 2011 3:52:00 da tarde  

perfeito, que grande dia / noite e obrigado por tudo caro amigo joão

Blogues Recomendados

  • Vale da Mata branco 2020 - O Vale da Mata tem nova imagem, menos sóbria e capaz de prender o olhar. Criado nas vinhas situadas nas encostas da Serra de Aire. A qualidade essa conti...
  • MOREISH CAPSULA VERDE - Projecto pessoal de Luís Lopes. Enólogo que trabalhou na Quinta da Pellada e que colabora com António Madeira, no Dão, nos arrabaldes da Serra da Estrela...

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP