quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Pinote

Os vinhos Pinote tiveram a sua apresentação no passado dia 17 do mês de Junho, onde estive presente, na Casa de Mogofores e resultam de uma parceria entre a GR Consultores (Rui Cunha e Gonçalo Sousa Lopes) e o Produtor Campolargo. Desta parceria resultaram um tinto e um branco do Douro e da Bairrada, respectivamente. A curiosidade é que o lote duriense foi aprovado pelo produtor Bairradino e o vice-versa. Estes vinhos serão comercializados apenas em caixas de 6 unidades, com 3 garrafas de cada um dos vinhos, pelo preço aproximado de 70€.


Pinote Branco 2007
Produtor - GR Consultores/Campolargo
Região - Bairrada
Grau - 13% vol
Feito a partir das castas Viognier, Verdelho, Arinto, Sauvignon Blanc e Bical
Cor palha com amarelada.
Aroma muito rico, ligeiramente marcado pela madeira. Perfumado, apresentou-se com aromas diversos onde se contavam notas anisadas, fruto tropical, ligeiro vegetal, hortelã, ananás e sensações minerais.
Boca de boa cremosidade, com notas de barrica a acompanharem todo um pendor frutado. Perfeita acidez num final prolongado.
Um vinho sério que pautou pela frescura e excelente acidez. A prova de que cada vez melhores vinhos se estão a fazer pelo nosso país. Claramente a mostrar a apetência da Bairrada para os brancos. Muito bem.
Nota 17



Pinote Tinto 2007
Produtor - GR Consultores/Campolargo
Região - Douro
Grau - 13% vol

Feito a partir das castas tradicionais do Douro.
Cor Rubi.
Muito bem no aroma, a denotas fruto maduro como cassis, ameixas e mirtilos que se associam a notas florais e notas de barrica.
Boca de boa intensidade e curiosamente de muita frescura apesar de notas de caramelo e especiarias que se intrometem nesta parte da prova. Termina com final de boa persistência.
Numa altura em que muitas vezes, no Douro, se optam por vinhos com demasiada extracção e até certo ponto, algo brutos, este vinho apresenta-se marcadamente fresco e muito prazenteiro.
Nota 16,5

0 comentários:

Blogues Recomendados

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP