quarta-feira, 18 de novembro de 2009

1º Prémio Confraria dos Enófilos do Alentejo

Já lá vão 18 anos desde que a Confraria dos Enófilos do Alentejo, testa todos os anos o melhor que se faz na região. Este ano, e pela terceira vez, como já tinha sido em 1998 e em 200, foi um vinho da Herdade do Esporão que arrecadou o primeiro prémio. Este 1º Prémio da Confraria de Enófilos do Alentejo, tal e qual como é indicado no rótulo, será um vinho de colecção, com 2 rótulos diferentes, produzidos por Ana Jotta e inspirados em rótulos antigos da Herdade do Esporão.
Mas vamos ao vinho:


Esporão 2007 1º Prémio da Confraria dos Enófilos do Alentejo
Produtor - Herdade do Esporão
Região - Alentejo
Grau - 15% vol
Preço - a partir de 39€
Este vinho é feito a partir das castas Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Touriga Franca. As castas foram vinificadas em separado e estagiou por 6 meses em barricas novas de carvalho americano.
Denso na côr, quase impenetrável. Grande impacto de profundidade no nariz. Rico e denso, este vinho mostra notas de groselha preta e amora, a que se juntam notas de mina de lápis, alcacuz e especiarias. Com algum tempo surgem notas florais e bafos de frescura, que o aroma inicial não sugeria de modo algum. Excelente trabalho na barrica, com esta muito bem integrada, sem se mostrar, desconcertando o conjunto.
Na boca a continuação de profundidade e densidade, com o vinho a mostrar-se poderoso, cheio, mas de muita classe. Num final cuja acidez e taninos estão envolvidos no corpo, este vinho parece aveludado, mas sempre numa toada de concentração, novamente bafejada por sugestões de frescura. O final de boa persistência e com sugestões de chocolate, termina um episódio de um vinho de emoções fortes.
É realmente um vinho que nos inflige emoção, pela densidade, pela estrutura, mas ao mesmo tempo pela toada fresca, apesar dos 15 graus de álcool, com que se apresenta. Pede comida? Sem dúvida.......
Nota 17,5

0 comentários:

Blogues Recomendados

Blogues Recomendados

  • Prova - *Solstício. 2 Barricas (t) 2010* Diga-se desde já que conhecemos bem o homem por detrás deste vinho - isto é uma declaração de interesses (apesar de todo o...

Arquivo do blogue

  © Blogger template 'External' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP